Eletiva nº 1 - ESCREVENDO O FUTURO: LÁ VEM O ENEM

RESPONSÁVEL


Romulo

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver a competência escrita e sociocultural dos estudantes, tendo ainda como objetivo aprender sobre, também, conteúdos interdisciplinares , permitindo que os estudantes usem habilidades de leitura, interpretação e escrita para desenvolver seus aspectos cidadãos sobre o meio social em que vive destacando suas subjetividades e coletividades.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • As aulas serão dinâmicas utilizando de vários instrumentos pedagógicos para aprendizagem do aluno como escuta ativa, debates, aprendizagem baseada em problemas, estudo de caso, propostas de redação baseadas na atualidade, leitura coletiva, murais, oficinas de redação, dentre outros métodos voltados para leitura e escrita.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Será realizada através da apresentação das atividades escritas realizadas durante as oficinas de redação propostas ao longo da eletiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 2 - Biotecnologia

    RESPONSÁVEL


    Iris

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O aluno sera capaz de compreender que a Biotecnologia é voltada para o desenvolvimento de produtos biodegradáveis melhorando geneticamente esses produtos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • utilizar vídeo aulas, textos informativos, desenvolver atividades ,aula expositiva, apresentações,debates,mesa redonda e discussões.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação de slides, confecção de cartazes, desenhos, maquetes e apresentação de um produto biodegradável.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Química



    Eletiva nº 3 - SOU LEGAL NO TRÂNSITO

    RESPONSÁVEL


    Janete

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • NESSA ELETIVA O ESTUDANTE IRÁ ATUAR COM AUTONOMIA , PLANEJANDO ,CRIANDO E EXECUTANDO AÇÕES EM COMO SE COMPORTAR E COMO SER LEGAL NO TRÃNSITO.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • COM O AUXÍLIO DA PROFESSORA, O ALUNO IRÁ CRIAR FORMAS DE EXPOR SEU CONHECIMENTO ATRAVÉS DE MAQUETES, BANNERS, PAINÉIS, PLACAS , VÍDEOS E APRESENTAÇÕES.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • TODOS OS TRABALHOS REALIZADOS PELOS ESTUDANTES SERÃO EXPOSTOS NO DIA DA CULMINÃNCIA, MOSTRANDO AO CORPO ESCOLAR SUA APRENDIZAGEM E CAPACIDADE EM SER CRIATIVOS E PROTAGONISTAS.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Ciências
    •  Língua Portuguesa
    •  Química
    •  Sociologia



    Eletiva nº 6 - DIREITOS HUMANOS

    RESPONSÁVEL


    Hosana

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver nos estudantes a compreensão crítica dos direitos humanos, promovendo o respeito à dignidade humana, a justiça social e a cidadania ativa.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • 1. Introdução e Diagnóstico: Apresentação da disciplina e levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre direitos humanos. 2. História e Conceito de Direitos Humanos: Estudo da evolução histórica e do conceito de direitos humanos. 3. Documentos Fundamentais: Análise dos principais documentos internacionais e nacionais sobre direitos humanos, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Federal. 4. Temas Contemporâneos: Discussão sobre temas atuais relacionados aos direitos humanos, como discriminação, igualdade de gênero, direitos das minorias e refugiados. 5. Projetos Práticos: Desenvolvimento de projetos que promovam a defesa e a promoção dos direitos humanos na comunidade escolar e local. 6. Reflexão e Avaliação: Discussão sobre os resultados dos projetos e avaliação das aprendizagens.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Organização de um seminário ou feira de direitos humanos, onde os alunos apresentarão os projetos desenvolvidos, promoverão debates e oficinas sobre os temas estudados. Este evento será aberto à comunidade escolar e servirá como um momento de sensibilização e conscientização sobre os direitos humanos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  Geografia



    Eletiva nº 7 - Jogos e Brincadeiras: aprendendo e socializando

    RESPONSÁVEL


    Elton

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Discutir aspectos teóricos e práticos dos jogos e brincadeiras realizados e brincados desde a infância até os dias atuais. Trazer esses jogos e brincadeiras para o espaço da eletiva.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Rodas de conversa e debates sobre a história e os impactos dos jogos e brincadeiras nas culturas locais e globais. Pesquisas e apresentações sobre brincadeiras tradicionais de diferentes regiões do Brasil e do mundo. Vivências práticas de jogos e brincadeiras em diferentes espaços da escola. Criação e adaptação de jogos e brincadeiras, incentivando a criatividade e a inclusão. Registros e reflexões em formatos variados (diários de bordo, relatos escritos, vídeos, mapas conceituais). Análise de jogos digitais e analógicos, promovendo reflexões sobre a gamificação e seu impacto na sociedade contemporânea.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Realizar um festival de jogos e brincadeiras.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 8 - Contação de histórias com avental

    RESPONSÁVEL


    Gisselly

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A leitura e a interpretação de textos são competências essenciais para os estudantes do Ensino Médio, mas muitos enfrentam dificuldades nessas áreas. A contação de histórias com o uso de avental se apresenta como uma estratégia pedagógica eficaz, alinhada à BNCC, ao integrar linguagens verbais, visuais e corporais, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente. Além de estimular o interesse pela leitura, essa prática favorece o desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia e autoconfiança, além de aprimorar habilidades de comunicação oral e expressão corporal, fundamentais para a formação integral dos alunos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • As práticas da eletiva envolverão atividades que estimulam a criatividade, a leitura e a expressão oral dos alunos. Inicialmente, os estudantes serão incentivados a selecionar e interpretar textos narrativos, analisando elementos como enredo, personagens e ambientação. Em seguida, participarão de oficinas para a confecção e personalização de aventais pedagógicos, utilizando materiais como tecidos, tintas e feltros, permitindo a criação de cenários e personagens para suas histórias. Para aprimorar suas habilidades narrativas, os alunos terão acesso a vídeos e gravações de contadores de histórias experientes, além de utilizarem equipamentos multimídia para complementar suas apresentações. Durante as aulas, serão realizadas práticas de entonação, postura e articulação da fala, preparando os estudantes para apresentações finais, nas quais compartilharão suas histórias com a turma, promovendo um aprendizado dinâmico e colaborativo.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Os alunos realizarão uma apresentação pública intitulada "Contando Histórias com Avental: Um Caminho para a Imaginação". Cada grupo contará uma história adaptada ou autoral utilizando os aventais confeccionados durante o projeto. Além da contação, os alunos compartilharão suas experiências sobre como essa prática contribuiu para o desenvolvimento da leitura, interpretação e competências socioemocionais. O evento será registrado por meio de fotos e vídeos, podendo ser compartilhado nas redes sociais da escola ou exposto em murais da unidade.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 9 - MATEMÁTICA BÁSICA E O COTIDIANO

    RESPONSÁVEL


    Ludmila

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Objetivo Geral • Promover o aprendizado e a aplicação de conceitos básicos de matemática em situações do cotidiano, desenvolvendo nos estudantes habilidades práticas e o pensamento crítico. Objetivos Específicos • Relacionar os conceitos matemáticos básicos a situações práticas do dia a dia, como finanças pessoais e consumo sustentável. • Desenvolver a habilidade de interpretação e análise de gráficos e tabelas. • Utilizar ferramentas tecnológicas, como calculadoras e planilhas, para a resolução de problemas cotidianos. • Estimular a resolução colaborativa de problemas e a tomada de decisões com base em dados quantitativos. • Refletir sobre a importância da matemática para o exercício da cidadania.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Os recursos pedagógicos incluem textos explicativos e infográficos, exemplos de problemas reais contextualizados e apostilas com guias de exercícios. Esses materiais são essenciais para proporcionar aos estudantes uma base teórica e prática sólida, facilitando a compreensão e a aplicação dos conceitos matemáticos no cotidiano. A utilização de conteúdos contextualizados visa tornar o aprendizado mais significativo e próximo da realidade dos estudantes. Já os recursos tecnológicos envolvem o uso de computadores ou laboratório móvel com acesso a softwares de planilhas, como Google Sheets e Excel, além de calculadoras científicas ou aplicativos de cálculo. Equipamentos como projetores multimídia e acesso à internet também serão necessários para dinamizar as aulas. Por fim, materiais como papel, lápis, réguas, canetas, cartazes e outros itens serão utilizados tanto durante as atividades diárias quanto na elaboração e apresentação dos projetos para a culminância.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância será realizada na Culminância das Eletivas da Unidade Escolar, sob o nome de Feira Matemática do Cotidiano. Os estudantes, organizados em grupos, apresentarão projetos que demonstrem a aplicação prática da matemática em temas como: • Planejamento financeiro (simulação de orçamento familiar). • Cálculo do consumo de água e energia elétrica. • Análise estatística de dados coletados pelos próprios estudantes. • Exposição sobre os cuidados com juros em compras parceladas e empréstimos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 10 - DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DE JOGOS COLETIVOS - VOLEIBOL

    RESPONSÁVEL


    Lindomar

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover o desenvolvimento do trabalho em equipe, cooperação, integração e habilidades socioemocionais por meio de atividades relacionadas ao voleibol, contribuindo para a formação integral dos estudantes.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Treinamentos práticos com foco em fundamentos e estratégias de esportes em geral.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância do projeto será marcada pela realização de um Festival de Voleibol, onde os estudantes terão a oportunidade de apresentar os aprendizados adquiridos ao longo do semestre, tanto técnicos quanto socioemocionais
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física